Primeira missão de defesa planetária da agência espacial americana testou a capacidade de desviar a rota de corpos celestes.
Em um teste sem precedentes da capacidade da Terra de evitar um cenário catastrófico caso um meteoro ou asteroide entre em rota de colisão com o nosso planeta, a Nasa, a Agência Espacial Americana, enviou uma espaçonave que colidiu nesta segunda-feira (26) com o asteróide Dimorphos, a 11 milhões de quilômetros de distância.
O alvo é parte do sistema Didymos, formado por dois asteroides.
Dimorphos, que foi impactado, é o menor, com 163 metros de diâmetro, pouco maior que um campo de futebol;
Didymos, o maior, tem 780 metros. O destino foi escolhido justamente porque nenhum deles oferece um perigo real. A colisão foi transmitida ao vivo pelas redes da Nasa.
O lançamento da espaçonave integra a missão DART, da sigla em inglês Double Asteroid Redirection Test, ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo. O objetivo é justamente impedir a aproximação de um objeto capaz de prejudicar – ou mesmo exterminar – a vida na Terra.
O sucesso do primeiro teste dá animo aos cientistas, que vão aprimorar o sistema. Os próximos passos incluem o lançamento mais rápido de espaçonaves para atingir corpos que se aproximam, bem como técnicas de impactos múltiplos para alterar a rota de objetos maiores.
Fonte: Veja