
Aconteceu hoje, 3 de setembro, a 1ª Feira do Patrimônio Histórico-Cultural Colinense, parte do projeto “Pelas Colinas da Memória: patrimônio, identidade e cidadania.”
Cerca de 14 escolas, tanto da zona rural quanto da urbana, apresentaram em suas tendas a história detalhada do município, com diversas apresentações, vídeos e maquetes. Foram aproximadamente 3 meses de pesquisa dos alunos para se prepararem para este evento.
O professor Paulinho Meneses relatou: “Colinas é um município quase bicentenário e foi cenário para acontecimentos memoráveis da história do Maranhão e do Brasil. Em suas raízes históricas, encontram-se os elementos étnicos formadores do povo brasileiro: os povos indígenas, os colonizadores europeus, migrantes nordestinos e vaqueiros que trouxeram suas fazendas de gado para cá. Além disso, foi terra lavrada pelo robusto braço do africano, que aqui chegou na condição de escravizado. Portanto, Colinas tem uma história e uma cultura diversas e ricas, que devem ser conhecidas por todos”, finalizou.