A jovem Suzana Chaves ficou em 3º lugar em todo o Brasil no projeto “Caça asteroides MCTI” promovido pela Nasa, IASC e MCTI. Ela conseguiu detectar 9 asteroides!
O Caça Asteroides MCTI é um programa em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), com objetivo de popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. Esses novos cientistas cidadãos serão capazes de fazer descobertas astronômicas originais e participar da astronomia na prática. Este programa é de abrangência nacional e internacional. Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Com essas descobertas a NASA começa a estudar os asteroides para evitar qualquer tipo de possível perigo ao nosso planeta.
O evento aconteceu em Brasília com a presença do Dr. Patrick Miller dos Estados Unidos.
Para a tal descoberta, os participantes recebiam pacotes de imagens do céu profundo enviada pelo telescópio Pan-Starrs da Universidade do Hawaii e logo eram analisadas e enviado os relatórios para a Universidade de Harvard. Eles utilizaram um software para fazer as análises. Suzana poderá no futuro dar nomes as 9 asteroides que ela descobriu.
Suzana é a primeira colinense a ganhar o prêmio no MCTI.